Perguntas Frequentes

É um material forte e rígido que pode ser manuseado, cortado e trabalhado com um ferramental simples. As obras em bambu possuem um canteiro mais limpo e organizado que a construção tradicional e muitas vezes possibilitam também uma obra muito mais rápida.

O bambu, além de ser um material sustentável e não prejudicar o meio ambiente, pode ser retirado de uma plantação renovável do próprio meio natural.

 

Quanto custa uma casa de bambu?

Por ainda não ser uma técnica muito difundida no Brasil as construções com bambu apresentam dificuldade de encontrar mão de obra e material, impossibilitando explorar todo potencial econômico que o bambu poderia alcançar, portando, infelizmente, atualmente a construção com bambu no país ainda não é tão mais barata que a construção convencional.
 

Todas as espécies de bambu servem para construção?

As espécies de bambu possuem características diferentes entre si. Para construção, hoje utilizamos basicamente o dencrocalamus asper ou giganteus (bambu gigante), phyllostachys pubsenses (mosso), e o guadua por conta da linearidade e bitola de suas varas.

Quanto tempo leva do plantio da muda até a maturidade do bambu?

O bambu pode ser considerado uma das plantas que crescem com maior velocidade no mundo. Seu broto já sai da terra com o diâmetro que aquele bambu terá para sempre, a partir dali, sua altura dispara numa velocidade de em média 13cm por dia. Em seis meses, dependendo da espécie, medirá mais de 10 metros. Sua maturidade e resistência é alcançada aos 3 anos.

Quanto tempo dura uma estrutura de bambu?

Uma construção bem projetada com bambu, respeitando o tratamento e manutenção adequados, pode ter uma longa vida. 
A Ebiobambu tem construções de mais de 15 anos que se encontram em ótimo estado de conservação.

Apesar de ainda não ser um material de construção muito difundido, especialmente no Brasil, o bambu é uma tecnologia extremamente resistente.
No terremoto de 1999 da Colômbia, extensas áreas residenciais tradicionais foram destruídas, e as casas de bambu permaneceram de pé.

O que pode ser feito de bambu?

O bambu é um material incrivelmente versátil. Suas variadas espécies nos oferecem infinitas possibilidades. O limite é a criatividade. 
Do bambu pode ser feito objetos diversos de decoração, ferramentas, instrumentos musicais, utensílios de cozinha, acessórios, chapéus, cachimbos, canetas, mobiliários, cortinas, painéis, cercas, coberturas, redes.... construções inteiras, além de alimento e outras milhares de opções que sua imaginação permitir.

O bambu precisa de tratamento?

O bambu necessita de tratamento que os proteja contra os insetos que O atacam em busca do amido e açúcar presentes em seu centro
Hoje existem variados tipos de tratamento, dentre eles o tratamento por imersão e por queima. A Ebiobambu utiliza e recomenda o tratamento por injeção nos entrenós. A injeção se trata de uma solução a base de água, octaborato, piretróide e DDPV. 
Utilizamos esse método em todas nossas obras e sempre obtivemos um ótimo resultado.

Qual tempo para uma construção de bambu?

Estimar o preço e tempo de um construção é muito complicado pois cada caso possuiu grau de acabamento e complexidades diferentes. Como parâmetro podemos usar o galpão que construímos em Barra do Piraí com 370m² que foi finalizado em 4 meses de obra com somente dois bambuzeiros.

Quantas espécies existem de bambu?

Existem cerca de 1400 espécies de bambu no mundo todo. Todas com diferentes características e propriedades. 
 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Office: Rua Souza Lima - 234/701 - Copacabana - Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 22081-010

Sede: Fazenda São João do Vale da Grama - Vale da Grama - Visconde de Mauá - Itatiaia - Rio de Janeiro. CEP: 27580000

Telefones: +55 21 2527 7902 | +55 21 999691073 (Rio de Janeiro) | +55 24 99915 7129 (Escola - V. de Mauá; apenas em épocas de curso)

Email: secretaria@ebiobambu.com.br