





EBIOBAMBU
Primeira Escola Nacional de Construção com Bambu no Brasil
A Escola de Bioarquitetura e Centro de Pesquisa e Tecnologia Experimental em Bambu localizada em Visconde de Mauá foi fundada em 2002 pela arquiteta Celina Llerena. Atuamos na preservação da biodiversidade e na recuperação de áreas degradadas com a produção de bambus em sistemas agroflorestais biodiversos e agroecológicos.
Nossa escola realiza pesquisa e experimentos para difusão de conhecimentos sobre a aplicação de técnicas e seus aprimoramentos com materiais naturais e ecológicos como a terra, fibras, materiais recicláveis, telhado de grama e especialmente o bambu.
Reunimos profissionais que buscam investigar, utilizar, aperfeiçoar e repassar tecnologias ambientais, culturais e econômicas em construções e demais usos. Desde então a Ebiobambu já realizou múltiplas atividades nesta área, dentre elas curso de capacitação profissional, projetos, execução, palestras e estudos do comportamento dos materiais.
A evidente importância da qualidade das águas da nossa região nos trouxe a necessidade da ciração do projeto de implementação com o saneamento ecológico, sendo hoje os efluentes uma preocupação priomordial. Temos um biosistema que atende até 40 pessoas, além de banheiros secos que produzem adubo para nossas agroflorestas
Seguimos com nosso compromisso com o planeta e com as pessoas, difundindo tecnologias de baixo impacto ambiental e enorme impacto social. Por aqui o lema é aprender fazendo, e esse envolvimento é a chave da pedagogia do encantamento, da transformação interna.
A Infraestrutura da Ebiobambu está em constante crescimento, sendo elaborada, construída e manipulada diariamente a partir dos cursos e vivê ncias. Apostamos em uma arquitetura viva e participativa, com isso engajamos nossos alunos a deixarem sua marca em nosso espaço e levarem um pouquinho de nós. O terreno da Escola está distribuído ao longo de uma abundante área verde à beira do Rio Marimbondo, onde vivem e se desenvolvem nossos bambus.




Construções:
-
Oficina/Galpão de Ferramentas
-
Alojamentos
-
Área de convivência
-
Chalé de casal
-
Tenda de trabalho
-
Casa de moradia
-
Lavanderia
Área interna:
-
Espaço de convivência e lazer
-
Copa/cozinha integrada
-
Refeitório integrado
-
Banheiro
-
Quarto individual
-
Quarto Casal
-
Dormitório coletivo
Área externa:
-
Viveiros de mudas de bambu
-
Campo de propagação com mais de 50 espécies de bambu
-
Composteira
-
Poços e cachoeiras do Rio Marimbondo
-
S.A.F (Sistema AgroFlorestal)
-
Área para fogueira
-
Banheiro seco
-
Extenso gramado para camping e lazer
-
Saneamento ecológico











